quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Retrato de Augustine, com direção de Brígida Miranda


Retrato de Augustine estará em cartaz de 10 a 14 de agosto em Florianópolis

A peça Retrato de Augustine estará novamente em cartaz em Florianópolis, de 10 a 14 de agosto, no Teatro da Ubro. A montagem teatral é uma tradução inédita do texto Mesmerized (1990), das dramaturgas australianas Peta Tait e Matra Robertson, e tem a direção de Brígida Miranda, premiada em 2009 com o Prêmio de Teatro Franklin Cascaes, é diretora e também professora do Departamento de Teatro do Centro de Artes da Udesc, e produção da Esfera Produções Artísticas.


Retrato de Augustine é um dos espetáculos que representa Florianópolis no 18º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo.
E ganhou destaque na Revista URDIMENTO, onde a dramaturga Peta Tait, destaca. “É maravilhoso ver a peça ganhar vida e com o padrão tão alto de direção e atuação” [...] “ esta produção de Retrato de Augustine (2010) foi extraordinária e considere que no passado nós tivemos um grupo de atores bem estabelecidos, incluindo a atriz Cate Blanchett, apesar de nunca ter tido uma produção completa”

A atriz Juliana Riechel tem emocionado platéias no papel da jovem paciente Augustine, que junto a um elenco de atores conhecidos na cidade como Fátima Lima, Marcelo F. Souza, Guilherme Rótulo e Vicente Concílio recriam o ambiente do Hospital Salpetriere onde Dr. Charcot conduziu experimentos polêmicos sobre a histeria. O elenco conta ainda com Duda Schappo e Pedro dois jovens atores que também atuam no espetáculo Zylda, Anunciou é Apoteose dirigido por Vera Collaço e José Ronaldo Faleiro.

A peça tem como compositora do repertório sonoro Morgana Martins, e luz de Daniel Olivetto e André Sarturi.A produção foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008 – FUNARTE, Petrobrás, Retrato de Augustine estreou em abril de 2010 no Teatro Avaro de Carvalho em Florianópolis. Nos meses seguintes apresentou-se a convite dos seguintes festivais “Segundo Vértice Brasil: Encontro de Teatro feito por Mulheres”; “3ª Semana Ousada de Artes”; “VII Festival Palco Giratório – SESC Santa Catarina”. Percorreu Lages, Joinville e Chapecó.

Sinopse

A peça tem como cenário o Hospital La Salpêtrière, em Paris. Neste palco de importantes transformações que marcaram a história da medicina e da fotografia na França do século XIX, o famoso neurologista Jean-Martin Charcot, futuro orientador de Freud, realizou um intenso estudo sobre a histeria. As autoras se basearam em documentos e outros registros verídicos para retratar a relação entre Charcot e Augustine, uma jovem paciente exibida em palestras públicas e sessões de fotografia por ser uma “perfeita ilustração da histeria”.
Charcot utilizava técnicas de hipnose para induzir e observar surtos histéricos. Uma das tecnologias utilizadas para estes registros foi a recém criada Máquina Fotográfica. Assim, graças à nova tecnologia de então, a fotografia passa a ser usada como recurso da ciência.

Serviço
O quê: Retrato de Augustine
Quando: 10 a 14 de agosto
Horas: quarta ás 21h, quinta e sexta ás 20h e sábado e domingo as 19h
Onde: Teatro da Ubro - Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro – Florianópolis – (Fundos do Colégio Bom Jesus)
Quanto: Inteira R$ 20,00 paga meia, estudantes, professores, classe artistica, e maiores de 60 anos.
Informações adicionais: http://retratodeaugustine.com/site/
Contato produção: 9965-9926 (Paula) 3222-0529 (Teatro Ubro)
Apoio: UDESC e Fundação Franklin Cascaes

Nenhum comentário: